domingo, 18 de outubro de 2009

Trabalho Escravo

Por diversas vezes tenho lido e ouvido na imprensa escrita e falada sobre grupos de trabalhadores resgatados pelas autoridades policiais em fazendas de diversos locais do interior do
país. Na maioria das vezes, é feita uma descrição bem detalhada da situção em que foram encontrados esses trabalhadores: que passavam fome, viviam em situação insalubre e na maioria dos casos, que não conseguiam se livrar do vínculo empregatício em função de dívidas forjada pelos empregadores. Isso tudo é muito lamentável, é uma situação clássica de exploração da mão de obra desses trabalhadores. Porém, o que me causa estranheza é que estas reportagens normalmente associam esse tipo de trabalho ao trabalho escravo e usam o termo "Situação análoga à escravidão. Eu entendo que isso vem a ser um grande deserviço que nossa imprensa está dando à memória e a História do Brasil. Eu simplesmente me recuso a acreditar que nossos jornalistas não saibam diferenciar uma situação de exploração de mão de obra para uma situação de escravidão como ocorreu em nosso país durante as épocas da colônia e do imperio brasileiro. CONTINUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário