domingo, 1 de agosto de 2010

NIETZCHE E A CULTURA ESCRAVA

A Grécia é o berço da civilização ocidental, e os poemas de Homero a matriz cultural dessa civilização. No entanto, para o filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzche(l844-1900) a origem de nossa cultura e de nossos valores é uma origem baixa, uma vez que a nossa cultura não é uma cultura do senhor, mas, uma cultura do escravo. Ele entende que, no que seria a origem de nossa cultura existia posições antagônicas, uma certa dialética entre o senhor e o escravo.
Segundo Nietzche, os aristocratas caracterizavam-se pela boa musculatura, pela saude florescente, o que para isso contribui as guerras, a caça, a dança, os jogos, os exercícios físicos e tudo que implica uma atividade robusta, livre e alegre. Toda moral aristocrática nasceu de uma triunfante afirmação de si mesma. Já a moral dos escravos desevolveu-se opondo-se, implantando um "não" a tudo que era seu.
Nietzche entende que o senhor é uma força de opressão, sendo assim, o escravo designa como mau tudo que o senhor acha que é bom. Todo mau é atribuido ao escravo, já o senhor é visto como algo saudável e bom; o escravo não pode deixar de considerar a presença do senhor, porque ele está lá, oprimindo, já o senhor pode ignorar o escravo.
" A rebelião escrava na moral começa quando o próprio ressentimento se torna criador e gera valores: o ressentimento dos seres aos quais é negada a verdadeira reação, a dos atos, e que apenas por vingança obtém reparação - Nietzche - A Genealogia da Moral-pp 28-29"
O senhor é antes de tudo senhor de si mesmo, fala na primeira pessoa, e, ser senhor de si, é vencer em si a qualidade de ser senhor ou escravo e,é o momento em que se torna senhor, não quando se pássa para uma classe dominante, mas quando passa a agir.
Na luta pela sobrevivência o mais frágil é capaz de reagir e o reagir depende do golpe do senhor. o agir não. O senhor age.
"O homem do ressentimento não é franco, nem ingênuo, nem honesto e reto consigo. Sua alma olha de través, ele ama os refúgios, os subterfúgios, os caminhos ocultos, tudo escondido lhe agrada como seu mundo, sua segurança, seu bálsamo; ele entende do silêncio, do não esquecimento, da espera, do momentâneo apequnamento e da humilhação própria - Nietzche - A Genealogia da Moral - pp 30"
Baseando-se na dialética, de que segundo Nietzche, há um tipo senhor e um tipo escravo, entende-se que o senhor é o mestre e tem capacidade de responder, revidar todas as injustiças que lhe são feitas, mas em relação ao escravo, as injustiças tendem a canalizar uma raiva, gerar um ressentimento, um ódio pelo fato de ele não poder revidar uma ofensa. Todavia, segundo Nietzche, a cultura escrava sobrevive, visto que aprende a duras penas transformar essa raiva em algo que consegue elaborar, protelar e se transformar num ser mais arguto e mais inteligente(Pensa para sobreviver). CONTINUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário